Marcelo Santos da Silva, vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, já foi domador de cavalos, mas nunca imaginou que precisaria laçar um animal nas condições vividas na última segunda-feira (6). Com água até o pescoço, o político fez o resgate de um cavalo que estava se afogando em uma rua de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, uma das áreas mais afetadas pelas cheias.
HEROICO: vice-prefeito resgatou cavalo que estava quase se afogando em Canoas pic.twitter.com/fBguEwC4ND
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) May 9, 2024
“Estávamos resgatando pessoas, mas quando vimos o cavalo, jamais deixaríamos ele morrer”, relata Marcelo Gaúcho, como é conhecido.
Santo Antônio da Patrulha, localizada a 80 km de Porto Alegre, entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte, não sofreu grandes impactos com os temporais e enchentes que já deixaram 107 mortos e mais de 130 desaparecidos em todo o estado.
Marcelo viajou para ajudar nos resgates em Canoas, onde mais de 50 mil pessoas vivem em áreas de risco. Cerca de 15 mil foram levadas para 55 abrigos abertos, e 11 bairros foram evacuados devido às enchentes.
Em Canoas, outro cavalo ficou ilhado no telhado de uma casa nesta quarta-feira (8) e ainda aguardava resgate até esta quinta-feira, que deve exigir o uso de helicóptero.
“Eu vi o cavalo andando por todo lado, com apenas o focinho para fora. Pulei na água para botar uma corda e, com a ajuda de um ‘jet ski’, consegui trazê-lo de volta. O mais bonito de tudo foi que o cavalo queria voltar junto”, conta Marcelo.
O vice-prefeito não encontrou o tutor do cavalo resgatado e precisou montar no animal para direcioná-lo, já que parecia estar “desnorteado”. Marcelo atuou no auxílio às pessoas afetadas entre domingo (5) e terça-feira (7).
A ação corajosa de Marcelo rendeu elogios do prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, que escreveu em uma rede social: “Ainda não conheci ninguém mais corajoso, com mais coração e ímpeto de salvar vidas do que o meu vice-prefeito. Só posso pedir a Deus que o conserve sempre assim.”
Nesta quarta-feira (9), o vice-prefeito retornou a Santo Antônio da Patrulha, onde a prefeitura estabeleceu um ponto para arrecadação de alimentos e um abrigo para 200 pessoas.