O Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul deu início, nesta segunda-feira (20), à formação de sua equipe, com a nomeação de Emanuel Hassen de Jesus para o cargo de secretário executivo, a segunda posição mais relevante na pasta.
Emanuel Hassen, conhecido como “Maneco”, atualmente ocupa o cargo de secretário de Comunicação Institucional no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), subordinado à Secretaria de Comunicação Social de Paulo Pimenta, que está deixando o cargo para assumir o Ministério de Restruturação.
Hassen é advogado, natural do Rio Grande do Sul, e já foi prefeito de Taquari (RS) por dois mandatos, ambos pelo PT.
Além do ministro e do secretário executivo, o novo ministério contará com diretorias. Os nomes dos diretores ainda estão sendo definidos.
Segundo informações da CNN, funcionários da Defesa Civil, cedidos pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MIDR), também farão parte da equipe para fornecer informações técnicas sobre construção e reconstrução de residências. O número de pessoal ainda não foi determinado, de acordo com o MIDR.
O governo federal planeja adquirir casas particulares em bom estado, disponíveis para venda no Rio Grande do Sul, além de utilizar unidades já previstas no programa Minha Casa, Minha Vida e imóveis que seriam leiloados por bancos públicos, destinando-os às famílias desabrigadas.
Emanuel Hassen, além de advogado e gaúcho, também foi presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) durante a pandemia.
A prefeitura de Porto Alegre informou à CNN que propôs um programa de aluguel solidário ao governo federal e aguarda resposta. Esse programa visa remunerar temporariamente as famílias de voluntários que estão acolhendo os desabrigados.