Foto: Reprodução/Reprodução/ The Limited Times.
A Holanda passou a distribuir protetor solar de graça para os cidadãos. A iniciativa tem o objetivo de prevenir o câncer de pele, uma das formas mais comuns da doença no país.
Segundo o site holandês NOS, prefeituras, clubes esportivos, escolas, parques e praias terão dispensadores com a loção para todos. Alguns espaços estão reutilizando os dispensers de álcool em gel, utilizados durante o auge da pandemia da Covid-19.
“Não é barato, alguns milhares de euros, mas sentimos que a saúde dos moradores e visitantes é importante”, disse o vereador da cidade costeira Katwijk Jacco Knappe à emissora NOS. “Vemos um número acima da média de pessoas em Katwijk que estão tomando sol sem proteção e isso não é bom.”
HOLANDA: GOVERNO E SETOR PRIVADO
A ação faz parte de uma parceria do governo com empresas locais e começou com uma ação de um Hospital em escolas primárias. O Hospital VieCuri, localizado no interior do país, próximo à fronteira com a Alemanha, forneceu protetor solar a 120 escolas, utilizando os antigos recipientes de álcool em gel.
Isso acabou sendo um grande sucesso. Logo as empresas da região perguntaram se também poderiam conseguir um protetor solar. “Emprestamos alguns na época, mas não conseguíamos atender à demanda”, disse uma porta-voz do hospital à rede de notícias NOS.
As autoridades médicas relataram um aumento recorde nos casos de câncer de pele nos últimos anos, de acordo com o The Guardian. Na Alemanha, país vizinho da Holanda, as taxas de morte por câncer de pele cresceram 55% entre 2001 e 2021.
Provou-se que o protetor solar é a melhor proteção contra a doença, e as crianças devem se acostumar a aplicá-lo desde cedo para que se torne tão ritualizado quanto escovar os dentes, disse um conselheiro de um balneário do Mar do Norte.
PROTETOR SOLAR NO LUGAR MENOS ESPERADO
A distribuição do protetor solar segue uma lógica pouco comum: se espalhar por espaços públicos por onde as pessoas vão e se esquecem de passar a loção. Por isso a preferência por praças e prédios públicos.
Um dos responsáveis pela Smeerkees, empresa que faz parte da distribuição dos dispensers, explica que o objetivo é exatamente estar presente para aqueles “esquecidos”, afinal, o sol pode ser perigoso para todos, não apenas para os que vão à praia. “Quando você vai à praia, geralmente está bem preparado, mas muitas pessoas esquecem quando estão saindo para passar o dia”, disse Wouter Spackler, da Smeerkees, em entrevista à rede NOS.
Créditos: Habitability.