foto: Reprodução
Taça das Bolinhas, que pertence ao São Paulo, também está em jogo; julgamento será na Segunda Turma do STF
O STF começará a decidir neste mês quem é o campeão brasileiro de futebol de 1987 e a quem pertence a Taça das Bolinhas. Por decisão do ministro Dias Toffoli, o título é do Sport e o troféu pertence ao São Paulo, mas o Flamengo pleiteia ambos.
O julgamento será realizado de forma virtual pela 2ª Turma, de 10 a 17 de maio. Votam os ministros Toffoli, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Nunes Marques e André Mendonça. Independente da decisão, é provável que haja um recurso, o que levaria o caso ao plenário.
Em dezembro, Toffoli decidiu que o processo já havia sido analisado completamente pela Justiça Federal de Pernambuco, que “declarou de forma inconteste o Sport Clube Recife como o único e legítimo campeão do torneio brasileiro de futebol de 1987”.
Na época do torneio, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que estava em crise financeira. Com isso, os principais times criaram a sua própria competição, a Copa União, organizada pelo Clube dos 13. Esse campeonato foi vencido pelo Flamengo. O Sport, por sua vez, conquistou a competição organizada pela CBF também em 1987.
Outra disputa que envolve o caso é pela Taça de Bolinhas, troféu criado pela Caixa para premiar o primeiro clube que vencesse o Brasileiro três vezes seguidas ou o conquistasse cinco vezes. Caso o Flamengo fique com o título de 1987, terá sido o primeiro pentacampeão brasileiro. Porém, como até hoje a conquista é considerada como sendo do Sport, o marco de ter vencido cinco vezes o campeonato pela primeira vez é do São Paulo.