A família do ex-piloto alemão Michael Schumacher receberá uma indenização milionária após uma revista alemã publicar uma “entrevista” com o heptacampeão de Fórmula 1 no último mês de abril. No entanto, o material da entrevista foi gerado por inteligência artificial, o que resultou em um processo e na indenização de 200 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão).
A revista Die Aktuelle estampou na capa a suposta entrevista com Michael Schumacher, que não faz aparições públicas desde o acidente de esqui ocorrido em dezembro de 2013.
Ao final do conteúdo, foi revelado que toda a entrevista foi criada por meio de Inteligência Artificial. A decisão foi confirmada pela Corte de Munique, e o valor da indenização foi pago pelo grupo responsável por controlar a revista. Além disso, o editor-chefe da publicação foi demitido pouco depois da repercussão do caso.
O que sabemos sobre o caso:
- Dezembro de 2013: Michael Schumacher estava com seu filho Mick perto de Méribel, uma estação de esqui na França. O alemão, então com 44 anos, encontrava-se em uma área não autorizada quando caiu e bateu a cabeça em uma pedra.
- Março de 2014: Após “pequenos e bons sinais”, Schumacher foi gradualmente retirado do estado de coma. Três meses depois, em junho, ele foi transferido do hospital de Grenoble, na França, para o hospital de Lausanne, na Suíça.
- Outubro de 2014: Schumacher deixou o hospital suíço e retornou para sua casa na comuna de Gland, também na Suíça. Segundo o The Telegraph, o piloto estava em uma cadeira de rodas e enfrentava problemas de memória.
- Maio de 2015: Sabine Kehm, empresária e porta-voz de Schumacher, afirmou que o atleta apresentava pequenas melhoras considerando a gravidade do acidente sofrido.
- Setembro de 2016: Mais de um ano após a última atualização, o advogado Felix Dahm declarou em tribunal que o piloto não conseguia caminhar.
- Setembro de 2019: O jornal Le Parisien, da França, noticiou a entrada de Schumacher em um hospital em Paris para tratamento cardiovascular. O cirurgião Philippe Menasché sondou a possibilidade de Schumacher passar por um procedimento com células-tronco. Em nota, a equipe médica informou que o alemão estava “consciente”.
Desde então, não temos informações oficiais sobre o estado de saúde do ex-piloto. Tudo o que sabemos é baseado em entrevistas de poucas pessoas autorizadas a visitá-lo.
Carreira e vida pessoal:
Michael Schumacher, atualmente com 54 anos, teve uma carreira notória na Fórmula 1 em dois períodos: 1991 a 2006 e 2010 a 2012. Ele passou por equipes como Jordan, Benetton, Ferrari e Mercedes, conquistando sete títulos mundiais (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004).
Casado com Corinna Schumacher desde 1995, Michael tem dois filhos: Gina-Maria e Mick Schumacher. Enquanto a filha compete em competições de hipismo nos Estados Unidos, o filho é piloto de automobilismo e participou da Fórmula 1 (2021-2022), além de estar programado para competir no Mundial de Endurance de 2024.