Raimundo Chico, ex-prefeito de Anamã, no Amazonas, foi alvo de uma operação realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta terça-feira (21/5). Segundo informações do Metrópoles, ele é suspeito de associação com o Comando Vermelho e de participar da rota do tráfico que envia drogas do Amazonas para o Rio de Janeiro.
A Operação Rota do Rio, na qual Raimundo Chico foi implicado, está cumprindo 99 mandados de busca e apreensão em diferentes estados: Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Pará. Os mandados visam pessoas físicas e jurídicas ligadas a um dos braços operacionais e financeiros do Comando Vermelho.
De acordo com as investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o ex-prefeito lavava dinheiro para a facção criminosa, utilizando recursos do tráfico em suas campanhas eleitorais e tendo envolvimento direto nos negócios da organização no município. A polícia descobriu que o Comando Vermelho utilizava um frigorífico de propriedade de Raimundo Chico para efetuar pagamentos e movimentar o dinheiro proveniente do tráfico.
Raimundo Chico ocupou o cargo de prefeito de Anamã em duas ocasiões: pelo PCdoB em 2012 e pelo MDB em 2016. No último pleito em que concorreu, sua candidatura foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a abuso de poder econômico. Apesar disso, o ex-prefeito ainda mantém um cargo de “diretor” na prefeitura de Anamã.