É amplamente aceito que a redução de carboidratos está associada ao controle e à perda de peso em diretrizes de alimentação saudável. No entanto, novas abordagens nutricionais sugerem que não é apenas a quantidade de carboidratos que importa, mas também o tipo de carboidrato consumido, o que pode ter um impacto significativo na dieta.
Um estudo recente, publicado na revista científica JAMA Network Open, investigou os efeitos dos carboidratos analisando dados de aproximadamente 125 mil adultos saudáveis.
Os participantes foram divididos em quatro grupos, com base no tipo de dieta que seguiam:
- Grupo com dieta pobre em carboidratos de base animal
- Grupo com dieta pobre em carboidratos à base de vegetais
- Grupo com dieta saudável de baixo teor de carboidratos, focada em proteínas vegetais, gorduras saudáveis e menos carboidratos refinados
- Grupo com dieta pouco saudável de baixo teor de carboidratos, focada em proteínas animais, gorduras não saudáveis e carboidratos refinados
Os resultados mostraram que substituir carboidratos refinados, como arroz branco e cereais açucarados, por alimentos integrais estava diretamente associado a um menor ganho de peso ao longo de quatro anos. Os participantes com uma dieta de melhor qualidade ganharam menos peso. Além disso, o menor consumo de proteína e gordura animal também foi associado a um ganho de peso mais lento.
Em entrevista ao site NBC News, o médico Qi Sun, autor sênior do estudo, enfatizou que a qualidade da dieta é fundamental quando se trata de baixa ingestão de carboidratos. “As pessoas precisam prestar atenção aos carboidratos de alta qualidade”.
Para manter o peso a longo prazo, os cientistas recomendam uma dieta saudável e com baixo teor de carboidratos, que inclua:
- Grãos integrais
- Frutas e vegetais
- Gorduras de óleos vegetais
- Proteínas vegetais, como feijão, nozes e soja
- Peixes e aves em quantidades moderadas.