Em meio à greve que busca reajustes salariais, aumento no orçamento da Educação e reestruturação da carreira dos técnicos no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a paralisação dos servidores parece ter perdido sua essência original.
Segundo informações do Pleno News/Marcos Melo, o movimento de “cruzar de braços”, além de reivindicar investimentos nos institutos federais e a revogação do controle de frequência por meio do ponto eletrônico, cedeu espaço para um comportamento abusivo por parte do Comando de Greve do IFRJ. Além da realização da “Copa Greve” no Campus São João de Meriti, com atividades recreativas como campeonato de golzinho, queimada e jogos de tabuleiro, há também uma cooptação política e ideológica para disseminar “diálogos por meio de letramento político”, uma espécie de doutrinação prevista na programação.
A programação de atividades para a próxima semana inclui futebol, jogos de tabuleiro, oficina de matemática, lanche/almoço, diálogos sobre letramento político e premiação.
Enquanto uma minoria interrompe o fluxo das aulas, prejudicando os professores não grevistas e privando os alunos do direito à aprendizagem, há um claro deboche com o serviço público e a educação. Essa atitude definitivamente não condiz com a vocação do exercício da atividade educacional.
Sobre o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
O IFRJ é uma instituição federal de ensino público e gratuito que se propõe a fornecer um ensino humanizado, crítico e cidadão. Oferece cursos gratuitos em 14 municípios do Rio de Janeiro, abrangendo níveis médio (técnicos, que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e/ou subsequentemente ao Ensino Médio), superiores (graduação e pós-graduação) e de extensão.
As unidades do IFRJ estão distribuídas em Arraial do Cabo, Belford Roxo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Pinheiral, Realengo, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda. A reitoria está localizada na capital do Rio de Janeiro.
No total, a instituição conta com 16.422 estudantes e oferece 151 opções de cursos. Além disso, possui aproximadamente 1.112 professores e 990 técnicos-administrativos.