Detentos da Penitenciária Industrial de Cascavel, no oeste do Paraná, estão engajados em um projeto solidário: a produção de 600 casinhas para cães. Essas casinhas serão destinadas às vítimas das enchentes no estado vizinho.
Segundo a administração da penitenciária, 108 casinhas já estão prontas. Dessas, 24 foram enviadas para o município de Canoas, um dos mais afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Mais de 500 animais já foram resgatados e estão em abrigos na região.
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a iniciativa faz parte do projeto “Pipoca”, desenvolvido pela Polícia Penal do Paraná em parceria com a ONG “Latidos do Bem”. Os detentos utilizam paletes e outros materiais para confeccionar as casinhas, que também incluem caminhas e roupinhas para os animais.
À medida que as casinhas são produzidas, elas serão enviadas para as áreas atingidas pelas enchentes. Além disso, cada casinha será acompanhada de um cobertor. O financiamento para a produção desses equipamentos vem do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), e a indústria gráfica Tuicial doou os paletes utilizados.
Thiago Correa, coordenador da Polícia Penal, ressaltou a importância desse esforço conjunto para amenizar o sofrimento das pessoas afetadas pela tragédia no Rio Grande do Sul.