No meio de confrontos não tão incomuns em parlamentos ao redor do mundo, uma cena chamou a atenção durante uma briga no Congresso de Taiwan nesta sexta-feira (17): para impedir a votação de um projeto de lei desfavorável ao governo, um deputado da base roubou o documento com o projeto e fugiu.
🇹🇼Após trocar socos, deputado foge com projetos de lei para impedir aprovação em Taiwan
— Metrópoles (@Metropoles) May 17, 2024
Em uma sessão tumultuada no Yuan, parlamento de Taiwan, a reunião acabou de forma surpreendente e violenta. Parlamentares se envolveram em uma briga física durante uma votação crucial sobre… pic.twitter.com/6tVxrIkXlH
A cena foi registrada em vídeo (veja acima) e ocorreu durante uma briga generalizada no Parlamento taiwanês durante a votação de uma reforma legislativa apresentada pela oposição.
Na confusão, legisladores cercaram o assento do orador. Alguns deles saltaram sobre mesas e puxaram outros deputados para o chão, incluindo mulheres.
A oposição busca conferir ao Parlamento mais poder de decisão sobre o governo, incluindo uma proposta controversa para criminalizar deputados considerados responsáveis por declarações falsas.
A briga acontece às vésperas da posse do presidente do país, Lai Ching-te, eleito em janeiro. Isso dá uma prévia do que seu governo deve enfrentar no Congresso: Ching-te, cuja sigla é contrária à integração com Pequim, assumiu o cargo sem maioria no Parlamento.
O principal partido de oposição, o Kuomintang (KMT), possui mais assentos do que o Partido Democrático Progressista (PDP, na sigla original), que venceu as eleições em janeiro.
Além disso, o KMT se aliou a outra sigla de oposição, o Partido Popular de Taiwan, para angariar maioria absoluta e, assim, impor suas pautas de preferência no Parlamento.
O partido do governo alega que as duas siglas oposicionistas têm forçado a aprovação das propostas sem seguir o processo de consulta habitual da Casa, caracterizando isso como “um abuso de poder inconstitucional”.
Não é incomum que ocorram embates, inclusive físicos, no Parlamento de Taiwan. Em 2020, deputados do KMT jogaram tripas de porco no chão da câmara durante uma disputa sobre a flexibilização das importações de carne suína dos EUA.