Reprodução/ SBT
O apresentador José Luiz Datena garantiu que vai apresentar o Brasil Urgente apenas de cueca caso Trump seja preso após ser julgado culpado
O julgamento do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, ocorrido nesta quinta-feira (30/5), gerou repercussão internacional. No Brasil, a situação foi além, chegando até a inspirar apostas. O apresentador José Luiz Datena prometeu apresentar o Brasil Urgente de cueca caso Trump seja preso. Embora tenha sido declarado culpado pelo júri por fraude contábil, a sentença de Trump só será determinada em 11 de julho.
“Se o cara (Trump) for preso, eu apresento o programa de cueca como naquele Brasil e Alemanha”, afirmou Datena durante o Brasil Urgente desta quinta-feira, em conversa com o repórter Eduardo Barão.
Trump Declarado Culpado por Júri nos EUA
Donald Trump foi considerado culpado pelo júri dos Estados Unidos no caso em que foi acusado de fraude contábil, tornando-se o primeiro ex-presidente do país a ser condenado criminalmente. O júri, composto por 12 membros, chegou a um veredito unânime nas 34 acusações relacionadas ao caso envolvendo a ex-atriz pornô Stormy Daniels.
A acusação afirma que Trump ocultou um pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô, utilizando fundos de campanha para silenciar um caso extraconjugal durante a eleição de 2016. Trump, que nega ter tido um relacionamento com Daniels, foi acusado de falsificar documentos comerciais para efetuar o pagamento durante sua campanha presidencial.
A pena de Trump será determinada em 11 de julho. Embora ele possa enfrentar até quatro anos de prisão, é provável que recorra e que sua pena seja convertida em multa ou liberdade condicional.
O ex-advogado de Trump, Michael Cohen, testemunhou que pagou os US$ 130 mil a Daniels do próprio bolso em 2016 e que Trump posteriormente o reembolsou com parcelas mensais disfarçadas de honorários. Cohen, que foi advogado de Trump por 10 anos antes de romper com ele, lembrou-se de instruções de Trump como “Apenas cuide disso” e “Isso foi um desastre, um desastre fodido. As mulheres vão me odiar”.
Detalhamento das Acusações
As 34 acusações contra Trump são divididas da seguinte forma:
- 11 relacionadas a honorários advocatícios falsos;
- 11 relacionadas aos cheques emitidos por Trump ou de seus fundos para reembolsar Cohen;
- 12 relacionadas aos registros contábeis dos reembolsos nos livros de Trump.
Condenação e Futuro Político
Apesar de condenado, Trump ainda pode concorrer à presidência e assumir o cargo novamente. Nos EUA, uma condenação criminal não impede uma candidatura presidencial. Além do caso de fraude contábil, Trump enfrenta outros três processos na Justiça, mas nenhuma das audiências está marcada antes de 5 de novembro, data da eleição.