Guilherme Fiúza Zenha, um renomado cineasta de Minas Gerais, faleceu em Belo Horizonte aos 58 anos no último sábado (4). A confirmação veio de sua prima e jornalista, Patrícia Fiúza. Zenha sofreu um infarto recentemente e estava recebendo tratamento em um hospital da capital mineira.
Com mais de 25 anos de experiência no setor audiovisual, Zenha colaborou com diretores renomados como Tizuka Yamasaki, Sylvio Back, Sergio Machado, Helvécio Ratton e Nelson Pereira dos Santos, atuando como produtor e assistente de direção.
Segundo informações do jornal O Tempo, Zenha ganhou destaque em 2014 como diretor, roteirista e produtor do filme “O Menino no Espelho”, baseado na obra de Fernando Sabino. O filme foi aclamado pela crítica no Brasil e no exterior, sendo distribuído em 16 países da Ásia e Europa. Além disso, Zenha contribuiu como parecerista em vários editais no Brasil e dirigiu as séries “Cientistas Brasileiros” e “Minha Família É” para a TV Pública, bem como o longa-metragem de animação “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”.
Seu trabalho mais recente foi a série de animação “Cosmo – O Cosmonauta”, onde atuou como diretor e produtor. Detalhes sobre o velório e o enterro ainda não foram divulgados.