Reprodução: Internet
Um estudo realizado por cientistas do Centro de Pesquisa de Alimentos da USP revelou que um composto presente na casca do limão e em outras frutas cítricas pode auxiliar na perda de peso. O composto em questão, o limoneno, foi testado em baixas doses em camundongos alimentados com dieta rica em gordura.
Os resultados do estudo foram publicados na revista Metabolites. Durante seis semanas, dois grupos de animais receberam diariamente uma dieta com alto teor de gordura para induzir a obesidade, sendo que diferentes doses de limoneno foram adicionadas à dieta.
Os camundongos foram divididos em dois grupos: um que recebeu doses baixas de limoneno, correspondentes a 0,1% da ração diária, e outro que recebeu doses altas, equivalentes a 0,8% da ração diária. Um terceiro grupo recebeu apenas a dieta gordurosa, sem limoneno, enquanto um quarto grupo recebeu uma dieta equilibrada em calorias, moderada em gordura e carboidrato.
Segundo José Fernando Rinaldi Alvarenga, pesquisador colaborador do FoRC e primeiro autor do estudo, uma das hipóteses para os resultados obtidos é a influência do limoneno na microbiota intestinal dos animais. Ao final do estudo, os camundongos que receberam dieta equilibrada em calorias não apresentaram ganho de peso, enquanto os que receberam apenas a dieta gordurosa ganharam cerca de 7 gramas.
Os camundongos que receberam dieta gordurosa com doses elevadas de limoneno ganharam cerca de 25% menos peso em comparação com os que receberam apenas a dieta gordurosa, enquanto aqueles que receberam doses baixas apresentaram uma redução de cerca de 30%. Além disso, observou-se que as doses mais baixas de limoneno resultaram em menor acúmulo de gordura em diferentes partes do tecido adiposo.
Alvarenga explica que o limoneno, ao ser consumido, pode atuar na modulação da microbiota intestinal. No entanto, em altas concentrações, pode eliminar as bactérias benéficas, reduzindo os benefícios relacionados à perda de peso. Outra possibilidade é que o organismo transforme o limoneno em outras moléculas bioativas que sejam responsáveis pelos efeitos observados.
Embora o limoneno seja conhecido por seus diversos efeitos benéficos, são necessários mais estudos para compreender melhor seus mecanismos de ação.