Crédito: bera.digital
Se esse carro for bom (nunca vi pessoalmente e não conheço quem tenha pra opinar) a China vai DESMANCHAR o setor automotivo brasileiro muito rápido. pic.twitter.com/e1JeNwBLwz
— Rafael Gloves (@rafaelgloves) May 29, 2024
O navio Explorer NO. 1 da BYD atracou pela primeira vez no Brasil na segunda-feira, 27, no Porto de Suape (PE). O primeiro navio da companhia trouxe 5.459 veículos para abastecer o mercado nacional.
A embarcação tem capacidade para transportar até 7 mil veículos e mede 199,9 metros. Essa foi apenas a segunda viagem do navio, que levou 27 dias da China até o Brasil. O primeiro navio da companhia foi entregue em janeiro.
Nos cinco primeiros meses do ano, a montadora já emplacou mais de 25,5 mil unidades, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil). Em abril, a empresa se tornou a nona montadora a emplacar mais carros no país no ranking geral entre todas as montadoras, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
BYD vê o Brasil como seu principal mercado fora da China e mira estar no Top 3 do país até 2028. A operação da fábrica na Bahia deve começar no fim do ano, com a produção de carros a partir da metade de 2025.
“O Brasil hoje é o maior mercado para a BYD fora da Ásia e tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. O país tem todo o potencial para se tornar um exemplo de eletrificação da frota, e nosso crescimento nas vendas mostra que o brasileiro está cada dia mais preocupado com uma mobilidade verde e sustentável”, afirmou Alexandre Baldi, consultor especial da marca.