Foto: TV Brasil
Nesta terça-feira (14), a ex-presidente Dilma Rousseff anunciou que o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), do qual é atualmente presidente, destinará R$ 5,75 bilhões para financiar obras de reconstrução do Rio Grande do Sul, estado afetado pelas piores chuvas de sua história nas últimas duas semanas. A informação foi compartilhada por Dilma em uma rede social.
Segundo Dilma, o montante acordado foi resultado de conversas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Os recursos serão transferidos diretamente para o estado gaúcho e por meio de parcerias com outras instituições financeiras, como o BNDES, o Banco do Brasil e o BRDE.
Metade dos R$ 5,7 bilhões será destinada ao BNDES para financiar pequenas e médias empresas, bem como para obras de proteção ambiental, infraestrutura, água, tratamento de esgoto e prevenção de desastres. Além disso, há previsão de recursos para infraestrutura agrícola, mobilidade urbana e saneamento básico.
Dilma, que iniciou sua carreira política no Rio Grande do Sul, destacou o compromisso do banco em auxiliar o estado nesse momento difícil. O NDB, também conhecido como Banco do Brics+, é um agrupamento econômico de países emergentes, composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, entre outros países.