Foto: Reprodução.
Após o centro histórico de Porto Alegre ser inundado devido à elevação das águas do Rio Guaíba, moradores da capital gaúcha também estão enfrentando o aparecimento de baratas nas ruas da região. Os insetos estão emergindo dos bueiros e ocupando as vias públicas e as paredes dos imóveis. As informações são da Istoé.
O nível do Rio Guaíba atingiu um recorde de 4,96 metros entre a noite de sexta-feira, 3, e a manhã deste sábado, 4. Essa é a maior marca já registrada na história da capital gaúcha, ultrapassando a cheia histórica de 1941, que alcançou 4,76 metros.
O Estado enfrenta seu pior desastre climático, com 56 mortes e 67 desaparecidos. Segundo o balanço divulgado na manhã deste sábado, já são 281 municípios impactados, 377.497 pessoas afetadas, 24.666 desalojados e 8.296 pessoas em abrigos. Além disso, outras 74 pessoas ficaram feridas. O estado de alerta permanece em todo o Rio Grande do Sul.
Devido à inundação do Rio Guaíba, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) teve que suspender as operações das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Moinhos de Vento, São João e Tristeza na manhã de sábado, 4. Veja aqui a lista completa dos bairros que poderão sofrer interrupção no abastecimento. Além disso, há relatos de falta de energia elétrica e o Aeroporto de Porto Alegre está fechado.