O instituto de meteorologia MetSul emitiu um “alerta de grave risco” para a cheia dos rios Gravataí e Sinos, localizados na Grande Porto Alegre, nesta sexta-feira (10). Após dias de declínio gradual, esses rios voltarão a subir devido às fortes chuvas previstas para atingir a capital gaúcha.
As nascentes dos rios Gravataí e Sinos estão entre a Serra e o Litoral Norte, nas áreas de Caraá e São Antônio da Patrulha. O comunicado do MetSul destaca que a vazão resultante dessas chuvas representa um risco preocupante, especialmente porque os rios Sinos e Gravataí ainda estão em níveis elevados.
Além disso, o Guaíba também está com nível alto, criando um cenário de risco significativo para várias cidades, incluindo Taquara, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Porto Alegre e Alvorada.
Nos próximos dias, toda a água que cairá sobre esses rios desembocará em Porto Alegre. A previsão é de três dias de precipitação muito elevada, com possibilidade de até 100 mm em várias regiões da cidade. O MetSul alerta que indicadores podem chegar a até 200 mm de chuva, um valor extraordinariamente alto.
No sábado, o tempo será instável, com chuvas moderadas a fortes e trovoadas ocasionais. No domingo, as más condições meteorológicas persistirão, com risco de chuvas fortes e torrenciais em alguns momentos. A temperatura mínima ficará em torno de 18°C, enquanto a máxima não passará de 20°C ou 21°C.
Na segunda-feira, a chuva continuará, embora com menor intensidade. A temperatura deve cair, com mínima de 14°C e possibilidade de rajadas de vento à tarde.
As autoridades gaúchas estão preocupadas com o retorno dos temporais, especialmente considerando que o nível do Guaíba permanece extremamente elevado. Após seis dias, as águas começaram a retroceder, registrando 4,73 metros na régua do Cais Mauá, no Centro, bem abaixo do pico da cheia, que atingiu 5,30 metros no início da semana.