foto: Unsplash
A Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) analisou diversos produtos de creatina e identificou que 10 deles não atendiam aos padrões esperados de pureza, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa análise revelou que esses produtos apresentaram variações de composição acima do permitido, indicando que não eram compostos de creatina conforme declarado.
Segundo a nutricionista Annete Marum, doutora em Genômica Nutricional pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a descoberta surpreendeu os profissionais da área de Nutrição, pois essas marcas não continham nada de creatina, o que foi medido pela porcentagem de pureza.
Os produtos reprovados pela Abenutri, fora da porcentagem aceita de impurezas pela Anvisa, são:
- Natures Now Researches creatine energy now atp: 96,8%
- Body Nutry suplementos: 86,7%
- Nitro max creatina: 59%
- R74 Pro healthy creatine – 55,7%
- Body Nutry creatina – 54,5%
- Healthy time creatina powder – 53%
- Body action web creatine dual power – 46,2%
- Pro Healthy creatine micronized – 43,3%
- Absolut Nutrition creatina 100% pure – 37,1%
- Muscle full creatina – 32,7%
- Absolut Nutrition creatina Flavor – 32,3%
- Adaptogen hd cret – 24,3%
- Vitamax Nutrition creatine booster – 23,67%
- Body Action creatine double force – 23%
- Ftw creatina ultra – 20,17%
As marcas que apresentaram 100% de variação e cujos resultados não foram divulgados incluem produtos das empresas Supley (fabricante das marcas Probiotica e Max Titanium), INTLAB (das marcas AGE, MonsterFeed, Intlab e Cellucor) e BRG (Integralmédica e Darkness), que tomaram medidas judiciais para não terem seus resultados publicados, segundo informou a Abenutri.
Para identificar se a creatina é falsa e potencialmente prejudicial à saúde, especialmente devido a ingredientes não declarados no rótulo, pode-se realizar um teste rápido em casa. Coloque a creatina em uma vasilha com três dedos de água, mexa e espere por cinco minutos sem mexer. Se a água permanecer relativamente transparente enquanto o pó se deposita no fundo, o produto é provavelmente genuíno. No entanto, se pequenos grânulos aparecerem enquanto a água se torna turva, isso pode indicar que a creatina está adulterada.
Em nota, o Grupo Supley afirmou realizar análises rotineiras de todos os seus produtos e marcas, garantindo a conformidade com os padrões de qualidade e transparência nos rótulos, apesar das contestações sobre as metodologias e credenciamentos utilizados na pesquisa da Abenutri.
Outro lado
A FTW, marca do laboratório Fitoway, emitiu nota esclarecendo a divulgação do teste. Confira:
“A FTW, marca do laboratório Fitoway, esclarece que, por divulgação do teste realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), a FTW solicitou reanálise da Creatina Ultra que culminou na devida aprovação e emissão de laudo de ensaio laboratorial correspondente em setembro de 2023.
Com o esclarecimento dos fatos, reiteramos que o departamento jurídico já solicitou a retirada do ar da matéria original divulgada pelo Portal Metrópoles, responsável pela disseminação da informação incorreta, e retratação por parte do veículo de comunicação em questão. Colocamo-nos também à disposição da imprensa para assegurar a veracidade das informações prestadas e fornecer os documentos pertinentes a comprovação da qualidade e confiabilidade de nossos produtos.”
Laudo de ensaios laboratoriais/Foto: Reprodução/FTW
Sobre a FTW: A FTW é uma marca do Laboratório Fitoway, um dos maiores fabricantes de suplementos alimentares da América Latina e atua no mercado de produtos naturais, nutracêuticos e nutrição esportiva há mais de 14 anos. Localizada em Tarumã, interior de São Paulo, a indústria possui uma estrutura fabril com mais de 12 mil m2 e consolidou-se no setor sendo o único fabricante brasileiro de suplementos alimentares a possuir certificação internacional ISO 9001, mostrando seu compromisso com a gestão da qualidade em seus produtos e processos, sempre visando proporcionar saúde e bem-estar aos seus consumidores.