Segundo informações do Terra, a Organização Mundial de Meteorologia declarou o Vale da Morte, na Califórnia, EUA, como o local mais quente do planeta, no mesmo dia em que El Azizia, na Líbia, registrou uma temperatura recorde.
Para aqueles que anseiam pelo calor no hemisfério norte, existem lugares no mundo onde as temperaturas são tão extremas que tornam a vida insuportável. O Discovery Channel aponta que é desafiador determinar o “lugar mais quente” do mundo. David Mildrexler, pesquisador, explica que os desertos mais quentes da Terra, como Saara, Gobi, Sonora e Lut, são tão inacessíveis que manter uma estação meteorológica nesses locais é impraticável. Ele acrescenta que muitos dos lugares mais quentes do mundo simplesmente não foram medidos diretamente por instrumentos de precisão.
A boa notícia é que não existe uma temperatura definida que os humanos não possam suportar, sendo a umidade o principal problema a enfrentar.
Com isso em mente, foi elaborada uma lista dos 10 lugares mais secos (e presumivelmente mais quentes) do mundo:
- Vale da Morte, Califórnia: Este deserto californiano já registrou temperaturas de 56,7° Celsius. Em 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia oficializou o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.
- Dallol, Etiópia: Dallol é considerado o local inabitado mais quente do mundo, com médias de temperaturas máximas acima de 41°C.
- Deserto Lut, Irã: Temperaturas acima de 70,7 °C foram registradas neste deserto iraniano.
- Tirat Tsvi, Israel: Esta cidade, conhecida como o lugar mais quente da Ásia, já registrou temperaturas acima de 53,9° C.
- Ghadames, Líbia: Neste local, a temperatura pode facilmente chegar a 55 ° C.
- Wadi Halfa, Sudão: Esta cidade na fronteira do Sudão com o Egito já atingiu 52,8°C.
- Timbuktu, Mali: A cidade já registrou a sufocante temperatura de 54,4°C.
- Queensland, Austrália: Se você visitar o estado australiano de Queensland, prepare-se para temperaturas de até 68,9°C.
- Turfan, China: Esta área fica a noroeste da província chinesa de Xinjiang e já registrou temperaturas acima de 50°C.
- Kebili, Tunísia: Esta cidade tunisiana já registrou 55º C.