Na manhã desta terça-feira (16/4), o histórico prédio da antiga Bolsa de Copenhague, que remonta ao século XVII, foi consumido pelas chamas. Sua icônica agulha desabou durante o incêndio. Até o momento, não há relatos de vítimas.
Os serviços de resgate dinamarqueses estão no local, com caminhões de bombeiros cercando o edifício, que atualmente abriga a Câmara de Comércio da Dinamarca, próximo ao Parlamento.
🇩🇰 | O edifício histórico da Bolsa de Valores de Copenhague, com 400 anos de idade, está em chamas: a torre desabou. pic.twitter.com/6aW8jepRaS
— Alerta Mundo (@AlertaMundo_) April 16, 2024
❌❌🇩🇰🇩🇰 Dänemark erlebt seinen „Notre Dame-Moment“
— Deutsch365 (@deutsch365) April 16, 2024
Das historische Gebäude der Börse in Kopenhagen brennt.
Es wurde 1625 erbaut und ist mit seinem eleganten Turm eines der schönsten Gebäude der Stadt
pic.twitter.com/dFOUDeGR9d
Vídeos: reprodução/X
O ministro da Cultura, Jakob Engel-Schmidt, expressou sua tristeza nas redes sociais, afirmando: “400 anos de patrimônio cultural dinamarquês estão em chamas”.
O vice primeiro-ministro, Troels Lund Poulsen, comparou o ocorrido à tragédia da Notre Dame, declarando: “É como se fosse Notre Dame para nós”.
A Bolsa de Copenhague, encomendada pelo rei Christian IV, foi construída entre 1619 e 1640 e é um dos edifícios mais antigos da cidade. A polícia bloqueou partes da cidade para o tráfego e enviou todo o seu pessoal para o local, enfrentando um espetáculo terrível enquanto os bombeiros combatem o incêndio.