Em 15 de abril de 2024, várias autoridades de fiscalização foram mobilizadas para remover os barracos construídos por grileiros na região. Durante a operação, um helicóptero da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) flagrou um veículo pertencente ao Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
A motoniveladora estava sendo usada para suprimir a vegetação na área invadida, ou seja, para limpar e desmatar a região. A cena de grilagem de terras com o apoio de um veículo público foi registrada em vídeo.
⏯️ Trator do DER é flagrado limpando terreno de invasão no DF.
— Metrópoles (@Metropoles) April 23, 2024
Durante operação para conter a invasão, o veículo foi flagrado em operação. Policiais detiveram o condutor. O caso é investigado pela PCDF.
Leia: https://t.co/QRjXpnGkGP pic.twitter.com/vdMgndKgz7
Vídeo: Reprodução/Metrópoles
O helicóptero se aproximou e o operador da motoniveladora conduziu o veículo até uma estrada na área. No entanto, ele acabou sendo abordado, identificado e o trator foi apreendido.
Rastros com o “DNA” da máquina foram identificados em vários trechos onde a vegetação nativa havia sido suprimida. Durante a operação, também foram observadas aberturas de vias e cercas em construção.
A região invadida pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). O DER-DF informou, por meio de nota, que abrirá um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar o caso e tomará as medidas necessárias após a conclusão da apuração.
A investigação está a cargo da Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Cepema).