Na última quarta-feira à noite, o presidente Lula (PT) marcou presença na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em Brasília, vestindo uma meia de cano alto com a imagem de Frida Kahlo. A artista mexicana é reconhecida mundialmente como uma importante figura do feminismo.
Essa não é a primeira vez que o presidente usa uma meia peculiar em um evento oficial. No entanto, a escolha de Lula causou controvérsia desta vez. Isso se deve ao fato de que Luis Claudio Lula da Silva, um de seus filhos, de 39 anos, foi acusado de violência física e psicológica por sua parceira. Até agora, Lula não se manifestou sobre o assunto – ele apenas exibiu a meia simbólica, sugerindo uma suposta conexão com o feminismo e o apoio aos direitos das mulheres, apesar de se calar diante do caso. A atitude gerou opiniões divididas nas redes sociais. Veja:
Lula usando meia da Frida Kahlo pra agradar as feministas, enquanto se cala sobre a agressão de seu filho contra a namorada 👍🏼 pic.twitter.com/q5kRFfA66c
— Renata Barreto (@renatajbarreto) April 4, 2024