Foto: Reprodução/ TV Globo
Nesta manhã de quarta-feira (24), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de Santa Catarina efetuou a prisão de Leonardo Alexander Ribeiro Herbas Camacho em Itajaí (SC). Leonardo é sobrinho de Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, líder da facção criminosa PCC, atualmente detido.
Leonardo, residente em Santa Catarina, foi identificado pela polícia como gerente de operações relacionadas ao jogo do bicho, tráfico de drogas e armas no estado do Ceará. Sua ascensão o coloca entre os novos líderes da organização criminosa.
A prisão de Leonardo foi resultado de investigações conduzidas no Ceará. A operação, chamada de Primma Migratio, foi realizada na terça-feira (23/4), incluindo mandados de busca e apreensão nos estados do Ceará, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso.
Além da captura de Leonardo, a operação também levou à detenção de dois policiais militares suspeitos de terem sido cooptados pelos criminosos.
Estima-se que o grupo tenha movimentado mais de R$ 300 milhões nos últimos anos, destinando uma parte considerável dessa quantia para corromper servidores públicos.