O encontro agendado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a liderança da Petrobras com seus ministros no domingo (7.abr.2024) não ocorreu. Foram convocados para a reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Paulo Pimenta (Secom).
A reunião estava prevista para as 20h no Palácio da Alvorada, mas não houve atividade no local. A discussão seria sobre a continuidade de Jean Paul Prates na presidência da estatal e a possível transferência de Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES, para o Conselho de Administração da Petrobras.
Os ministros foram convocados de surpresa. Prates, no entanto, não foi chamado e não esteve presente na reunião do Conselho de Administração da empresa na sexta-feira (5.abr).
De acordo com o Poder360, Haddad estava em São Paulo e embarcou para Brasília. Ele tinha um evento presencial programado para a manhã de segunda-feira (8.abr) na capital paulista.
Na quinta-feira (4.abr), a saída de Prates era considerada iminente, com Mercadante sendo apontado como provável sucessor. No entanto, informações recentes do Poder360 sugerem que Prates pode permanecer na presidência e Mercadante assumiria o Conselho de Administração da Petrobras.
A Petrobras informou à CVM que não recebeu qualquer notificação sobre mudanças na liderança da empresa.