Justin Sullivan/Getty Images
Parlamentares do PSol enviam representações ao MPF, PF e Anatel pedindo investigação sobre empresa de Elon Musk por antenas em garimpos
Membros do PSol procuraram autoridades como o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Anatel para investigar a Starlink, empresa de Elon Musk, após a descoberta de antenas em minerações ilegais na região Yanomami.
As solicitações foram encaminhadas na terça-feira (16/4) pelos políticos Luciene Cavalcante, Carlos Gianazzi e Celso Gianazzi, representantes do PSol em São Paulo.
Durante uma operação da Polícia Federal, que ocorreu de 4 a 10 de março, foram confiscadas 24 antenas da Starlink, que estavam sendo usadas para a comunicação de atividades ilícitas na área indígena Yanomami.
Os parlamentares do PSol destacaram a severidade da crise humanitária vivida pelo povo Yanomami, agravada pela mineração ilegal, e expressaram preocupação com o uso dos satélites da Starlink como meio de apoio a essas atividades.
Desde o dia 6 de abril, Elon Musk tem enfrentado conflitos com o sistema judiciário brasileiro, criticando decisões do ministro Alexandre de Moraes que envolvem o bloqueio de contas na plataforma “X” (anteriormente conhecida como Twitter), da qual Musk também é proprietário.