Daniel Hagari, representante das Forças de Defesa de Israel (FDI), anunciou que a defesa israelense conseguiu impedir um ataque iraniano na noite de sábado (13). Segundo ele, cerca de 350 mísseis, carregando aproximadamente 60 toneladas de explosivos, foram lançados contra Israel a partir do Irã, Iraque, Iêmen e Hezbollah do Líbano.
Hagari enfatizou que a ameaça não se limitava a Israel, mas estendia-se a todo o Oriente Médio. Ele destacou que um navio português também foi apreendido pelas forças iranianas. “O Irã está tentando intensificar a tensão na região. Até agora, agiu por meio de seus representantes, mas agora mostrou sua verdadeira intenção”, afirmou Hagari em um vídeo divulgado no domingo (14).
Em uma entrevista separada à CNN Brasil, o presidente de Israel, Isaac Herzog, alertou que os drones iranianos estão causando mortes em todo o mundo por meio de seus representantes. Ele pediu ao mundo que se posicione contra o Irã. Herzog mencionou que o Irã tem fornecido armas a seus representantes, como os Houthis no Iêmen e o Hezbollah no Líbano, e até mesmo à Rússia para a batalha na Ucrânia.
De acordo com duas autoridades americanas, as forças dos EUA conseguiram interceptar mais de 70 drones de ataque e pelo menos três mísseis balísticos disparados contra Israel. Uma dessas autoridades informou que os mísseis balísticos foram interceptados por navios de guerra no leste do Mar Mediterrâneo, onde a Marinha dos EUA mantém dois destróieres equipados para interceptar mísseis e drones. Além disso, caças americanos também participaram da resposta ao ataque iraniano no sábado, derrubando drones direcionados a Israel.