Caças F-16 da Força Aérea Chilena e F/A-18 Super Hornet da Marinha dos EUA sobrevoando o porta-aviões USS George Washington. Navio deve passar pela Argentina em maio de 2024. Foto: Divulgação.
Em maio, o Brasil será anfitrião da visita do porta-aviões nuclear USS George Washington, da Classe Nimitz, dos Estados Unidos, pela primeira vez desde a operação UNITAS 2015. O presidente Javier Milei está entre as autoridades que visitarão o navio.
Conforme relatado pelo Clarín, a viagem do navio pelo Atlântico Sul também incluirá paradas em outros países, como a Argentina, onde o navio não atraca desde 2010. A visita do porta-aviões, que é o navio líder da 7ª Frota dos EUA, baseada no Japão, simboliza um realinhamento significativo entre Washington e Buenos Aires. Nos últimos anos, a Argentina estreitou laços com a China, ampliando a influência de Pequim na América do Sul.
No entanto, com a ascensão de Milei à presidência no final de 2023, a China encontrou resistência no novo líder argentino, que busca uma reaproximação rápida com os EUA. A visita do porta-aviões, juntamente com recentes aquisições militares da Argentina, indica um alinhamento crescente entre os dois países. Uma das próximas etapas é a compra de caças F-16 usados da Dinamarca, já aprovada pelos EUA. Milei, acompanhado de ministros, chefes militares e sua irmã Karina Milei, atual Secretária-Geral da Presidência, planeja visitar o porta-aviões de helicóptero.