Segundo aliados, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, não tem planos de colocar o Projeto de Lei das Fake News em pauta. As informações são da coluna de Tainá Falcão/CNN.
Lira tem questões mais urgentes para decidir, como a situação do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). Ele não voltou a discutir o assunto com o relator da proposta, Orlando Silva (PCdoB-RJ), nem o convidou para a reunião de líderes na terça-feira.
Silva planejava solicitar a Lira a inclusão do projeto na pauta da semana, mas líderes próximos a Lira acreditam que Silva não tem mais condições de relatar o projeto.
Lira não levou o projeto ao plenário por falta de votos para aprová-lo. Ele considera essa sua única derrota e afirma que não entraria novamente em uma situação de risco.
Lira chegou a ligar para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para reclamar que o governo não cumpriu a promessa de votos para o projeto.
A liderança da Câmara acredita que o ambiente está tenso devido à disputa entre Musk e Moraes. Eles acreditam que colocar o PL das Fake News em pauta agora só agravaria a situação.
Musk ameaçou não cumprir a decisão de Moraes de bloquear contas no X (antigo Twitter). Por outro lado, o ministro Alexandre de Moraes incluiu Musk no inquérito das milícias digitais.