foto: Reprodução
A decisão foi registrada no Diário Oficial da União (DOU), excluindo alianças do partido Novo com o PT, além de PCdoB, PV, Psol e Rede.
O Diretório Nacional do Novo anunciou no DOU, na sexta-feira passada, dia 5, suas diretrizes para as eleições municipais atuais. Uma regra notável divulgada é a proibição de formar coligações ou alianças com a Federação Brasil da Esperança (que inclui PT, PCdoB e PV) e a Federação Psol-Rede (composta por Psol e Rede).
Eduardo Ribeiro, presidente do Novo, considerou essa diretriz evidente para o partido. “Alianças com partidos como PT, Rede e Psol não se alinham com nossa ideologia, perspectiva de mundo e ética”, destacou Ribeiro.
A legislação eleitoral exige que as diretrizes sejam publicadas no DOU até 180 dias antes das eleições, prazo que terminou no último sábado, dia 6. As diretrizes também orientam sobre os procedimentos para seleção e substituição de candidatos.
“Estamos otimistas para as eleições vindouras. Ultrapassamos 60 mil membros e marcamos presença em mais de 300 municípios do Brasil. Com centenas de excelentes candidatos, o Novo tem a expectativa de alcançar um novo nível após estas eleições”, afirmou o presidente Eduardo Ribeiro.