Segundo informações da coluna de Igor Gadelha/Metrópoles, após participar de um jantar com quatro ministros do STF na segunda-feira (15/4), o presidente Lula informou a seus auxiliares que pretende buscar diálogo com outros magistrados da Corte, incluindo os do STJ.
Lula planeja agendar conversas com ministros como Luís Roberto Barroso, atual presidente do Supremo, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux. O jantar ocorreu na casa de Gilmar Mendes e contou com a presença dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. O presidente da República foi ao encontro acompanhado de dois de seus ministros: Ricardo Lewandowski, atual titular da Justiça, e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU).
Durante o encontro, os ministros fizeram um apelo para que o governo defenda o STF em meio ao embate com integrantes do Congresso Nacional, especialmente da ala mais conservadora.
Embora tenham solicitado o envolvimento de Lula, o presidente não demonstrou intenção de se envolver na disputa entre Legislativo e Judiciário para evitar agravar a crise governamental.