O presidente da Câmara, Arthur Lira, já escolheu um candidato para substituir Wilson César de Lira Santos, seu primo, na superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas.
De acordo com O Globo, o indicado é Junior Rodrigues do Nascimento, diretor-presidente da Naturagro, uma entidade que representa beneficiários do programa nacional de reforma agrária e tem sede em Maceió.
O nome escolhido foi apresentado na semana passada e está sendo analisado pelo Ministério da Casa Civil. Se aprovado, Junior Rodrigues do Nascimento terá sua nomeação publicada no Diário Oficial da União.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), afirmou na sexta-feira, 19, que o impasse causado pela demissão de Wilson César de Lira Santos, primo de Arthur Lira, do Incra de Alagoas, foi resolvido.
Segundo o ministro, é normal haver mudanças em todas as instituições, e a exoneração de Wilson César de Lira Santos estava sendo discutida há 14 meses devido a conflitos. O governo Lula exonerou Wilson César de Lira Santos na terça-feira, 16, durante um embate entre o presidente da Câmara e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Wilson César de Lira Santos ocupava o cargo desde 2017, durante o governo de Michel Temer (MDB). Além disso, a demissão ocorre após invasões de terras pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) durante o chamado Abril Vermelho. Os sem-terra estão pleiteando mudanças nas chefias do órgão responsável pela regularização de assentamentos.