Foto: Reprodução/SaferStreet Solutions/Divulgação.
Um novo radar capaz de detectar o uso de celular ao volante está sendo implementado como medida para desencorajar essa prática perigosa, que não só constitui uma infração de trânsito, mas também representa um risco para a segurança de motoristas e pedestres.
Desenvolvido pela empresa de soluções rodoviárias SaferStreet Solutions, o sistema utiliza microondas e raios infravermelhos para identificar não apenas o uso do celular, mas também outras infrações, como excesso de velocidade e falta do cinto de segurança. O CEO da empresa, Tim Hogan, afirma que a tecnologia pode reduzir a distração ao volante em até 40%.
Quando o radar detecta uma transgressão, o motorista recebe um alerta no visor com a mensagem “phone down” (telefone desligado), incentivando-o a soltar ou desligar o aparelho. Curiosamente, o radar atualmente não tem capacidade de aplicar multas, funcionando apenas como um dispositivo de alerta.
No Brasil, dirigir utilizando o celular já é considerado uma infração de trânsito, sujeita a multa e pontos na CNH. O Código de Trânsito Brasileiro prevê uma multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH para o uso de fones de ouvido ou celular enquanto dirige. Desde 2016, segurar ou manusear o celular é considerado uma infração gravíssima, sujeita a uma multa mais alta e mais pontos na CNH.
Considerando que o uso do celular ao volante aumenta significativamente o risco de acidentes, sendo a terceira maior causa de mortes no trânsito, o uso do novo radar poderia ser uma medida eficaz para melhorar a segurança nas estradas brasileiras.