Foto: Reprodução/O Globo.
Os Estados Unidos têm monitorado o Irã, que parece estar deslocando internamente equipamentos militares, incluindo drones e mísseis de cruzeiro. Isso sugere que o país pode estar se preparando para atacar alvos israelenses a partir de seu próprio território, conforme relatado por duas fontes com conhecimento do serviço de inteligência americano. As informações foram publicadas pela CNN na noite desta sexta-feira (12).
Ainda não está claro se o Irã planeja lançar um ataque inicial a partir de seu território, ou se está se posicionando para tentar impedir um possível contra-ataque de Israel ou dos Estados Unidos em seu solo.
Foi relatado por uma das fontes que os EUA observaram o Irã se preparando para lançar até 100 mísseis de cruzeiro.
Para entender melhor Os iranianos desejam que o ataque de retaliação a Israel – uma resposta ao ataque israelense a uma embaixada iraniana na semana passada em Damasco, na Síria – seja “significativo”, conforme relatado por uma das pessoas com conhecimento da inteligência.
No entanto, eles também querem evitar um conflito direto com Israel e os EUA, de acordo com a CNN. Por isso, a inteligência dos EUA avalia que o Irã pode usar suas milícias para iniciar o ataque.