Foto: Reprodução/Redes Sociais.
Na sexta-feira, 19, ocorreu um encontro entre o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o Chanceler do Irã, Hossein Amir-Abdollahian. A reunião bilateral aconteceu na sede da ONU em Nova York, em um contexto de crescente tensão entre Israel e o Irã. As informações são de O Antagonista.
Vieira, em uma postagem nas redes sociais, declarou que durante a reunião discutiram “do forte apoio a projeto de resolução sobre a entrada da Palestina como membro pleno das Nações Unidas”. Ele também mencionou que abordaram o “aumento da tensão Irã-Israel, inclusive das explosões na cidade de Isfahan”.
“O Brasil insistiu na máxima contenção para se evitar escalada de consequências imprevisíveis”, registrou o ministro brasileiro no X.
Na madrugada de sexta-feira, Israel realizou um ataque com mísseis à cidade iraniana de Ishafan. O alvo era uma base militar localizada próxima a Natanz.
Um dos propósitos do ataque era destruir o sistema de defesa aérea, que protege as instalações nucleares. Natanz é um dos principais locais subterrâneos do Irã, onde o urânio é enriquecido em centrífugas.
Esse ataque aconteceu menos de uma semana após o Irã lançar mais de 300 mísseis e drones em um ataque sem precedentes contra Israel.