A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, expressou críticas ao empresário Elon Musk, proprietário da plataforma X (anteriormente Twitter), e condenou a liberação de contas bloqueadas por decisão judicial, classificando-as como um ataque à democracia. Em suas declarações, Janja destacou que tais ações, promovidas pelo X, não apenas minam os princípios democráticos, mas também visam lucro, desafiando a civilidade global.
Ela ressaltou que as publicações de Musk representam um ataque à soberania brasileira e desrespeitam as decisões judiciais, além de servirem como veículo para disseminar desinformação, ódio e misoginia, enquanto alimentam tentativas de subversão, como o ocorrido em 8 de janeiro de 2023. Entre as contas desbloqueadas está a de Allan dos Santos, um blogueiro bolsonarista com mandado de prisão emitido em 2021 e atualmente foragido nos Estados Unidos. Recentemente, Moraes incluiu Musk como investigado no inquérito sobre milícias digitais antidemocráticas e seu financiamento.
O ministro também determinou que a rede social se abstenha de desobedecer ordens judiciais do STF ou do TSE. No passado, Janja foi vítima de invasão em seu perfil no X, criticando os administradores da plataforma e denunciando seu lucro com discursos de ódio. Em resposta, Musk adotou um tom irônico, minimizando a invasão ao perfil dela.