Foto: Polícia Federal
O relatório do Ministério das Relações Exteriores (MRE) revela que aproximadamente 4,5 milhões de brasileiros residem fora do país. Estes dados, referentes a 2022, são parte do documento “Comunidades Brasileiras no Exterior”, compilado pelo Itamaraty em 2023 através de seus 196 postos internacionais.
Contrariando rumores de uma emigração recorde sem fundamento, o MRE indica que 194.480 brasileiros emigraram entre 2021 e 2022, um aumento de 4% comparado ao período anterior. O pico histórico de emigração ocorreu entre 2012 e 2013, com 902.487 brasileiros se mudando para o exterior. Entre 2010 e 2012, houve uma redução significativa de 39% na taxa de emigração.
Atualmente, o número de brasileiros no exterior ultrapassa a população do estado da Paraíba. Os destinos mais populares são América do Norte, Europa e América do Sul, com os EUA, Portugal e Paraguai recebendo o maior número de imigrantes brasileiros.
Os consulados oferecem diversos serviços, como emissão de documentos oficiais, passaportes, vistos e suporte para votação e alistamento militar. Em 2022, foram realizados aproximadamente 450 mil serviços consulares.
Além disso, a rede consular presta assistência em emergências a cidadãos brasileiros no exterior, abrangendo casos de vulnerabilidade, prisões, hospitalizações, óbitos, disputas de custódia, violência de gênero e tráfico humano. No mesmo ano, cerca de 115 mil brasileiros receberam auxílio consular em situações de necessidade. O MRE se esforça para garantir acolhimento e segurança a todos os brasileiros, sem distinção.