Uma névoa de poeira laranja-amarela, originada no deserto do Saara, cobriu partes da Grécia, levando as autoridades a emitirem avisos de saúde e criando cenas espetaculares.
🇬🇷 | Areia do Saara, na costa de Atenas, Grécia. 23 de abril de 2024. pic.twitter.com/h70VnK1TED
— World Events 🌎 (@Eventmund) April 24, 2024
IMPRESSIONANTE: autoridades emitem alerta após poeira deixar partes da Grécia 'laranja' pic.twitter.com/nRVtxWigBV
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) April 24, 2024
Segundo o serviço meteorológico grego, as condições climáticas na terça-feira (23) favoreceram o transporte dessa poeira da África, resultando em “concentrações aumentadas na atmosfera”, especialmente no sul do país.
No entanto, a poeira gradualmente começará a diminuir na manhã de quarta-feira (24), de acordo com as previsões meteorológicas, e a partir do meio-dia estará “limitada ao leste”.
Vídeos e imagens compartilhados online mostraram pessoas em Atenas observando a névoa amarelo-laranja que se formou nas colinas próximas à capital grega.
Outros cidadãos fizeram passeios noturnos pela cidade e compartilharam as cenas alaranjadas nas redes sociais. Um usuário chegou a comentar que os meteorologistas afirmaram que a poeira laranja fez Atenas parecer “uma colônia de Marte”.
O Chipre, país do Mediterrâneo oriental, também foi afetado pela poeira. Um sistema de baixa pressão sobre o norte da África trouxe poeira para Chipre várias vezes em meados de abril, resultando em céus mais escuros e redução na qualidade do ar, conforme relatado pela NASA na terça-feira.
Uma imagem capturada pelo satélite Terra da NASA mostrou uma espécie de “manto bronzeado” sobre Chipre em 22 de abril. A expectativa é que a poeira continue a se deslocar pelo Mediterrâneo, impactando tanto Chipre quanto a Grécia nos próximos dias, de acordo com informações da NASA.
Esse fenômeno de nuvens de poeira se movendo do norte da África para a Grécia e outras regiões ocorre ocasionalmente, trazendo visibilidade limitada e provocando alertas relacionados aos riscos respiratórios.