Foto: Reprodução.
O Monte Ruang, localizado no norte da Indonésia, foi palco de uma erupção vulcânica que levou centenas de indivíduos a evacuar a região na quarta-feira (17). As informações são do UOL.
Detalhes do ocorrido: A instituição responsável pelo monitoramento de vulcões no país emitiu um alerta sobre o perigo de “expulsão de fragmentos de rocha e tsunamis causados pelo colapso do corpo do vulcão”, que está situado no oceano. Para garantir a segurança da população, equipes de socorro foram acionadas para deslocar 11 mil pessoas das áreas adjacentes ao vulcão, incluindo alguns habitantes da isolada ilha de Tagulandang, que possui uma população aproximada de 20 mil pessoas.
Diante do cenário de uma chuva de lava e uma imensa nuvem de fumaça cobrindo a área, o nível de alerta para o monte foi elevado de 3 para 4, o patamar máximo na escala local. Os indivíduos que concordaram em evacuar foram transportados para uma ilha próxima.
A primeira erupção, que ocorreu na noite de terça-feira no horário local (manhã no horário de Brasília), resultou em uma coluna de cinzas de dois quilômetros. Posteriormente, o vulcão lançou materiais que atingiram uma altura de 2,5 quilômetros, conforme relatado por Muhamad Wafid, diretor da agência de geologia, em uma declaração oficial.
A Indonésia, que abriga aproximadamente 130 vulcões ativos, apresenta frequentes atividades sísmicas e vulcânicas, uma vez que está localizada no “Círculo de Fogo do Pacífico”.