O procedimento cirúrgico para tratar a hérnia do Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi concluído nesta segunda-feira (1º).
De acordo com o Centro Médico Hadassah, localizado em Jerusalém, Netanyahu está lúcido e interagindo com seus familiares após a cirurgia bem-sucedida.
Foi informado pelo hospital que Netanyahu está em fase de recuperação, embora não tenha sido especificado o tempo necessário para sua total recuperação.
Nesse ínterim, Yariv Levin, o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Justiça, assumirá o cargo de Primeiro-Ministro em caráter temporário.
No domingo anterior (31), uma grande multidão tomou as ruas de Jerusalém em protesto contra o governo de Netanyahu. A população israelense manifestou-se contra a isenção do serviço militar concedida aos judeus ultraortodoxos, em um cenário que remete aos grandes protestos ocorridos no ano anterior.
Grupos de manifestantes, incluindo alguns que estiveram à frente dos protestos que sacudiram Israel em 2023, organizaram o protesto em frente ao Parlamento, o Knesset, pedindo novas eleições.