Segundo informações do G1, um incidente peculiar ocorreu na manhã de domingo (7) nas proximidades da Arena Fonte Nova, em Salvador. Dois indivíduos foram filmados despejando grandes quantidades de sardinhas na área, enquanto estavam em uma caçamba. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) confirmou que o ato constitui duas violações de trânsito.
Acredita-se que o incidente seja uma provocação dos torcedores do Vitória, que disputaram a final do Campeonato Baiano contra o Bahia no mesmo dia. O Bahia é frequentemente referido como “sardinha” pelos torcedores do Vitória.
No vídeo que circula nas redes sociais, um dos homens pode ser visto em pé na caçamba, chutando as sardinhas para fora do veículo, enquanto o outro registra a cena.
A Transalvador informou que, apesar do incidente, não houve acidentes e nenhuma via precisou ser fechada. No entanto, foram cometidas duas infrações de trânsito: transportar passageiro em compartimento de carga e atirar materiais de veículo em movimento. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ambas as infrações resultam em multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) já estava limpando a área por volta das 10h. A placa do veículo usado na ação não foi identificada.
Torcedores do Vitória afirmam que o ato foi uma resposta ao último clássico, realizado em 31 de março, quando jogadores do Bahia espalharam grãos de milho em frente ao Estádio Manoel Barradas, conhecido como “Barradão”, em Salvador. Assim como os torcedores do Vitória chamam o Bahia de “sardinha”, o Bahia chama o Vitória de “galinha”, daí a referência ao milho.
O apelido “sardinha” foi adotado pelos torcedores do Vitória em 2011, após uma entrevista do técnico Joel Santana ao programa ‘Bem, Amigos!’ do SporTV. Na entrevista, Santana se referiu ao Bahia como uma “sardinha”, ou seja, um clube que ele considerava pequeno. Desde então, o apelido pegou entre a torcida do Vitória.