Um membro do Comando Vermelho (CV), acusado de auxiliar os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, foi capturado pela Polícia Federal em uma hospedaria na Praia do Futuro, em Fortaleza.
A ordem de prisão foi emitida pela 8ª Vara Federal de Mossoró (RN). O delinquente, chamado João Victor Xavier da Cunha, de 25 anos, foi preso na segunda-feira (1º/4).
Na terça-feira (2/4), a Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulgou que finalizou o relatório sobre a fuga. O documento indica que ocorreram falhas nos procedimentos de segurança prisional.
O processo, que avalia a responsabilidade dos funcionários da penitenciária no incidente, concluiu, no entanto, que não há evidências de corrupção.
Devido às falhas identificadas pela corregedora-geral, Marlene Rosa, foram instaurados três processos administrativos disciplinares (PADs) que envolvem 10 funcionários.
Deibson Cabral Nascimento, conhecido como “Deisinho” ou “Tatu”, e Rogério da Silva Mendonça fugiram da prisão de segurança máxima por volta das 3h30 do dia 14 de fevereiro. Os criminosos, membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV), escaparam através de um buraco na parede das celas.
Para a fuga, que é tida como a primeira desde a inauguração desse tipo de prisão no Brasil, os prisioneiros usaram ferramentas da obra que estava sendo realizada na unidade prisional. As câmeras do local não registraram o momento, pois não estavam em funcionamento.
A Penitenciária Federal de Mossoró, inaugurada em julho de 2009, está localizada em uma região rural no Rio Grande do Norte.