A Polícia Civil de Pernambuco prendeu em flagrante um homem que tentou subornar o secretário da Fazenda do estado para obter vantagens fiscais para uma empresa. O incidente ocorreu na última quinta-feira (18). O homem foi detido por corrupção ativa.
De acordo com o governo estadual, o secretário da Fazenda, Wilson de Paula, recebeu uma caixa de cervejas na portaria do prédio onde mora no início da tarde de quarta-feira (17). A caixa continha uma mensagem indicando que se tratava de um presente, mas não havia remetente. Ao abrir a caixa, Wilson de Paula encontrou uma sacola entre as cervejas contendo uma grande quantidade de dinheiro. No total, as notas somavam R$ 49.996. Ele imediatamente entrou em contato com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Em uma coletiva de imprensa ao lado do chefe da Polícia Civil, Renato Leite, Alessandro explicou que, na mesma semana, Wilson havia participado de uma reunião para discutir os benefícios fiscais que seriam concedidos a uma empresa de cervejas interessada em se instalar em Pernambuco. No entanto, o estado já possuía regras estabelecidas para a concessão desses benefícios, e nada além disso havia sido acordado na reunião.
A perícia foi acionada para coletar o DNA presente na propina, e uma investigação foi imediatamente instaurada. Ao comparar as imagens do circuito interno do prédio com as imagens da reunião, a polícia descobriu que o remetente da caixa de cervejas era um dos representantes da empresa.
A gestão da prefeita Raquel Lyra emitiu uma nota repudiando “atos de corrupção contra qualquer integrante do governo”. O comunicado também informou que o homem já está sob custódia da justiça e passará por audiência de custódia.