Um iraniano estava revirando um caixote de lixo quando encontrou um saco contendo ouro e dinheiro no valor de US$ 38 mil (cerca de 191 mil reais). No entanto, em vez de ficar com a quantia, ele decidiu fazer um esforço para encontrar o dono e devolvê-la, conforme relatado pelo jornal local Etemad nesta segunda-feira.
O honrado habitante de Aligudarz, cidade no oeste do Irã, declarou ao jornal: “Meus pais me ensinaram que, quando se encontra algo que não nos pertence, é necessário devolvê-lo ao dono.”
Em 22 de março, o homem de 52 anos descobriu a pequena fortuna enquanto vasculhava caixotes de lixo abandonados na rua. Ele relatou: “Quando comecei a separar o lixo, percebi que dentro do saco havia ouro e dólares, totalizando um valor estimado de 20 bilhões de riais (cerca de 191 mil reais).”
Embora tenha guardado o ouro e os dólares por alguns dias, o homem sentiu que não poderia ficar com eles, devido aos princípios de honestidade transmitidos por seus pais. Ele conseguiu encontrar o dono da bolsa graças a um cartão bancário que estava dentro dela.
A mulher proprietária do ouro e dos dólares tinha cerca de cinquenta anos e seu neto havia jogado a bolsa fora, pensando que continha lixo. Após o ato, a dona do dinheiro se emocionou.