O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou hoje a venda do mapa-múndi produzido pela instituição, com o Brasil no centro. O lançamento foi considerado um “grande sucesso”, e o IBGE já está recebendo pedidos e consultas sobre a disponibilidade do mapa.
O mapa-múndi apresenta a marcação dos países que compõem o G20 e aqueles com representação diplomática brasileira. Além disso, inclui informações básicas sobre o Brasil, como população, área e outros dados relevantes. O mapa estará disponível no formato A3 (42,0 x 29,7 cm) e será vendido por R$ 10,00, mais o custo do frete.
Segundo o IBGE, o mapa oferece uma “oportunidade singular de visualizar o país em relação a esse grupo de nações e ao restante do mundo”. Vale ressaltar que o Rio de Janeiro sediará a cúpula dos chefes de Estado do G20 em novembro de 2024.
Esse mapa faz parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, tradicionalmente produzido pelo IBGE e referência para o público estudantil. A publicação, lançada também na terça-feira na Casa de Cultura Laura Alvim, sede da Casa G20, trouxe indicadores selecionados para os países do G20, incluindo o Brasil.
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou que apresentar esse novo mapa é fundamental como um símbolo da imagem do país perante as autoridades que representam o Brasil.
O mapa-múndi também foi entregue ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, ao senador Randolfe Rodrigues, ao secretário de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Ministros e parlamentares também receberam o mapa das mãos de Marcio Pochmann, durante esta semana, em visita ao Congresso Nacional.