André Motta de Souza/Agência Petrobrás
Na recente assembleia, os acionistas da Petrobras elegeram os novos membros do Conselho de Administração. O governo, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, manteve a maioria com seis assentos, assegurando o controle decisório. Entre os eleitos, destaca-se Jean Paul Prates, CEO da empresa, e Pietro Mendes, reconduzido como presidente do Conselho.
Rafael Dubeux é a nova adição ao grupo governamental, assumindo uma posição anteriormente ocupada por Sérgio Machado Rezende. O Comitê de Elegibilidade da Petrobras aprovou todos os candidatos governamentais sem vetos.
Os acionistas minoritários elegeram quatro membros para o conselho, com Jerônimo Antunes representando os acionistas preferenciais. O Comitê de Elegibilidade apontou possíveis conflitos de interesse para alguns dos eleitos, como Marcelo Gasparino e José João Abdalla Filho, devido a seus papéis em outras empresas de energia.
Rosangela Buzanelli Torres foi reeleita para a vaga representativa dos funcionários, consolidando a composição do Conselho de Administração da Petrobras.