Um estudo recente demonstrou que a imunizante oral em spray pode prevenir infecção urinária recorrente por até 9 anos em 54% das pessoas. Essa descoberta é resultado do trabalho de uma equipe do Royal Berkshire Foundation Trust, no Reino Unido. Os resultados iniciais provêm do primeiro estudo de acompanhamento de longo prazo sobre a segurança e eficácia do imunizante MV140.
Detalhes do estudo:
- Antes de receberem a imunizante , todos os participantes sofriam de infecções recorrentes do trato urinário (ITUs).
- Nove anos após receberem pela primeira vez o novo imunizante contra ITU, cerca da metade dos participantes permaneceram livres de infecção.
- Aqueles que tiveram ITUs relataram que os episódios estavam menos graves, e muitos deles disseram que simplesmente beber bastante água era suficiente para tratá-las.
O imunizante MV140 contém bactérias inteiras inativadas das quatro principais espécies conhecidas por causarem ITUs recorrentes: Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Enterococcus faecalis e Proteus vulgaris. O imunizante é administrado em duas pulverizações de um líquido com sabor de abacaxi sob a língua, todos os dias, durante 3 meses.
No ensaio original, 89 pacientes (72 mulheres e 17 homens) receberam o imunizante . Os autores do estudo publicaram os resultados provisórios no British Journal of Urology em 2017. Os resultados mais recentes indicam que o período médio livre de infecção em todo o grupo foi de 54,7 meses (4,5 anos) – 56,7 meses para as mulheres e 44,3 meses para os homens.
Embora os efeitos do imunizantenão tenham sido analisados em diferentes grupos de pacientes, esses dados sugerem que ela poderia ser uma mudança de jogo para a prevenção de ITU. Os pesquisadores acreditam que, se ela fosse amplamente oferecida, poderia reduzir a necessidade de tratamentos com antibióticos. No entanto, eles assumem que são necessários mais estudos que analisem diferentes grupos de pacientes para otimizar melhor a forma de usar este imunizante.
O que provoca uma infecção urinária?
- Uma variedade de fatores pode desencadear as infecções urinárias.
- Na maioria dos casos, a origem tem ligação com a presença de bactérias no trato urinário.
- Essas bactérias, que normalmente residem no trato gastrointestinal e ao redor da área genital, podem entrar na uretra e se multiplicar, resultando em uma infecção.
- Vários elementos podem predispor alguém a desenvolver uma infecção urinária, como a anatomia feminina, atividades sexuais, presença de cálculos renais, condições médicas como diabetes, comportamentos como retenção de urina por longos períodos e fatores relacionados ao estilo de vida, como desidratação e uso de certos contraceptivos.
Quais os sintomas de infecção urinária?
- Dor ou ardor ao urinar
- Aumento da frequência urinária
- Urgência em urinar
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
- Urina com odor forte ou turva
- Presença de sangue na urina
- Dor na região pélvica ou abdominal inferior
- Febre ou calafrios (em casos mais graves)
- Mal-estar geral