Foto: Reprodução.
Você tem dúvida sobre as multas relacionadas às áreas de espera para motos nos semáforos? Desde 2016, inspirado nas normas de trânsito de cidades europeias, o sistema brasileiro incluiu esses espaços nas vias de grande circulação.
Essas áreas, definidas pela lei 14.071 de outubro de 2020, são delimitadas por duas linhas de retenção e são exclusivas para a espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, posicionadas imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.
Mas, afinal, os motoristas de carros, caminhões e outros veículos podem ser multados por utilizar esses espaços enquanto esperam o semáforo abrir?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há previsão de penalidades para os condutores que ocupam a faixa de retenção de motocicletas. No entanto, é fundamental respeitar a sinalização para garantir o funcionamento eficaz dessas áreas. Elas foram criadas para reduzir acidentes e congestionamentos, tornando o trânsito mais seguro e fluido.
Como a área de espera contribui para o tráfego? Essa faixa exclusiva, localizada à frente dos demais veículos, melhora a visibilidade da via, prioriza a partida dos condutores de motos e evita que eles fiquem nos corredores, onde poderiam ser atingidos por veículos maiores durante a arrancada.
Segundo a prefeitura de Fortaleza (CE), essa medida já demonstrou resultados positivos na redução de acidentes envolvendo motocicletas. Após a implementação das áreas de espera, o número de acidentes com vítimas diminuiu em 33,3% nos cruzamentos que possuem essa sinalização.