Em fevereiro, a economia brasileira diminuiu sua velocidade de crescimento pelo segundo mês consecutivo, registrando um avanço de 0,40% em comparação com janeiro. Os dados divulgados pelo IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), indicador precursor do PIB, nesta quarta-feira (17), revelam essa tendência.
Apesar desse crescimento mais moderado, é importante notar que este é o terceiro aumento significativo consecutivo do indicador, seguindo um aumento de 0,60% em janeiro e 0,82% em dezembro do ano anterior.
O resultado elevou o IBC-BR para 148,67 pontos na série dessazonalizada, o nível mais alto desde abril do ano anterior, quando atingiu 149,09 pontos.
Em relação ao mesmo período do ano passado, fevereiro registrou um aumento de 2,59%. Nos últimos 12 meses, o índice acumulou um aumento de 2,34%.
Os dados do IBC-Br são coletados de uma fonte semelhante à do IBGE, responsável pelo indicador oficial de crescimento econômico.
No trimestre encerrado em fevereiro, o índice de atividade cresceu 1,23% em comparação com o trimestre anterior, representando um aumento de 2,35% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.