Pela primeira vez, os admiradores da monarquia britânica terão a oportunidade de explorar o interior do Castelo de Balmoral, localizado na Escócia. De acordo com o site Mirror, este era o local predileto da Rainha Elizabeth II para passar o verão europeu. Além disso, foi nesta residência que a rainha permaneceu até o anúncio de seu falecimento em setembro de 2022.
Rainha Elizabeth II junto ao príncipe Philip e aos filhos Edward, Charles e Andrew, em frente ao castelo Balmoral
O rei Charles III autorizou pessoalmente a visitação, e o anúncio já pode ser visto na página inicial do site oficial do castelo. De 4 de maio a 11 de agosto, os visitantes terão a oportunidade de ver como é a vida “real” dentro dos muros do edifício de Aberdeenshire.
Os bilhetes estão disponíveis apenas para adultos, que podem optar por duas experiências diferentes. Para aqueles que querem apenas explorar o interior do castelo, o preço do ingresso é de 100 libras esterlinas (aproximadamente R$ 634).
Para aqueles que buscam uma experiência digna de realeza, o preço é de 150 libras (cerca de R$ 950), que inclui um chá da tarde nos jardins do castelo.
Durante o tour guiado, os visitantes poderão ver de perto os aposentos atualmente utilizados pela realeza, além de aprender sobre a história da residência real, adquirida pela rainha Vitória e pelo príncipe Alberto em 1984.
Além dos quartos, os visitantes também terão a oportunidade de apreciar algumas das coleções de aquarelas do rei Charles em exibição, bem como as vestimentas usadas por Charles, Camilla, a falecida rainha Elizabeth II e a rainha mãe.
Fontes próximas à família real revelaram ao site The Sun que há uma expectativa de que a visita inclua a sala de estar do castelo, onde a rainha Elizabeth foi fotografada pela última vez com a ex-primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. No entanto, a probabilidade de os turistas visitarem o quarto onde a rainha se despediu de seus familiares é praticamente nula.
Um Insider também compartilhou com o portal que a decisão de abrir o local para visitação foi uma estratégia de Charles para aumentar a arrecadação. O monarca planeja expandir a visitação para outros castelos, incluindo o Palácio de Buckingham.