Joao Paulo Burini/Getty Images
Brasil registra mais de 2 milhões de casos e quase 900 mortes pela doença
A iniciativa “Unidos Contra a Dengue – Uma Ação da CNN Brasil” visa conscientizar a população sobre os sintomas da dengue, métodos de prevenção e aspectos gerais da doença que representa riscos à saúde pública. Uma pesquisa feita pelo Google revelou que uma das principais preocupações dos brasileiros é como prevenir a doença. A equipe da CNN foi às ruas para dialogar com as pessoas, e a prevenção foi um tema recorrente.
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea infectado. A fêmea do mosquito necessita de sangue para o desenvolvimento de seus ovos, tornando-se o vetor da doença, enquanto o macho alimenta-se de néctar e seiva.
Segundo a infectologista Maura Salaroli, do Hospital Sírio Libanês, a eliminação dos locais de reprodução do mosquito é essencial para prevenir a picada, pois “80% dos focos estão próximos às residências”. Ela também recomenda o uso de repelentes com princípios ativos como DEET, icaridina ou IR3535 e, para bebês menores de seis meses, o uso de telas e protetores contra mosquitos, já que repelentes são contraindicados para essa faixa etária.
O mosquito da dengue prefere depositar seus ovos em água limpa e estagnada, e tende a fazê-lo em temperaturas elevadas, o que explica a maior incidência de surtos durante o verão. Os ovos são colocados em locais úmidos perto da superfície da água, mas não diretamente sobre ela, permitindo que sobrevivam por até um ano em condições secas e ainda sejam capazes de produzir mosquitos adultos quando encontram um ambiente úmido adequado. Em contraste, outros mosquitos podem depositar seus ovos em água suja e poluída.